Microgeração para comercio

A Microgeração de Energia Distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica, conforme regulamentação 482/12 da ANEEL e relativa Resolução Normativa 486, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Ou seja, a microgeração de energia solar é todo e qualquer sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede que seja menor que 75kWp.

Sistema de Compensação de Créditos de Energia

Resolução Normativa da ANEEL nº 482, de abril de 2012, representou um grande avanço para a regulamentação da micro e minigeração de energia no país pois ela permite a conversão do excedente de energia gerado pelo sistema fotovoltaico em créditos de energia para serem utilizados posteriormente.

A compensação é realizada a partir da energia excedente injetada pelo micro ou minigerador na rede da distribuidora de energia, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 60 meses. Ainda, de acordo com o art. 2º, é possível que o crédito gerado seja utilizado por outra unidade consumidora, desde que esta esteja relacionada ao mesmo CPF (Cadastro de pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) da unidade consumidora responsável pela geração dos créditos. Em outras palavras, a energia que você gera em excesso, por exemplo na hora do almoço quando tem muito sol, é “jogada” para rede elétrica da distribuidora lhe gerando créditos em kWh para serem abatidos do seu consumo noturno ou em dias chuvosos.

Como Funciona a Microgeração de Energia Solar Comercial

Painel Solar – Produz energia elétrica com a luz do Sol, energia em corrente continua (AC).

  1. Inversor Fotovoltaico Grid Tie – Transforma a energia AC dos painéis solares em energia DC (corrente alternada) perfeita para ser consumida na sua casa.

  2. Quadro de Luz – O sistema fotovoltaico é conectado no seu quadro de distribuição de energia e assim irá suprir energia para tudo o que estiver conectado na tomada.

  3. Consumo – A energia solar produzida pelo seu sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos elétricos como geladeira, micro-ondas, ar-condicionado etc.

  4. Créditos de Energia - Caso você algum dia produza mais energia do que está consumindo (o sistema é projetado para produzir de dia a energia que você precisa longo as 24 horas), a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico vai para a rede de energia da distribuidora e lhe gera um crédito de energia para ser utilizado a noite ou em algum outro dia que você precisar.

Benefícios da micro e minigeração distribuída de energia solar

Existem diversos benefícios financeiros e de sustentabilidade em se utilizar o conceito da micro e minigeração distribuída, como:
 

Sustentabilidade:

Os Painéis fotovoltaicos são 99% recicláveis e produzem energia elétrica por mais de 40 anos sem poluir ou contribuir de qualquer forma com o aquecimento global. Desta forma a energia solar é uma das fontes mais limpas, renováveis e abundante de energia do mundo!

Eficiência:

A micro e minigeração distribuída que é basicamente produzir a energia no seu ponto de consumo, como por exemplo no telhado de sua casa ou empresa, é a forma mais inteligente de se expandir a matriz energética Brasileira pelo simples fato de que você gera a energia no mesmo local em que consome ela, desta forma se eliminam as perdas de energias devidas a transmissão, perdas que chegam até o 17%, toda a energia produzida é consumida pelo cliente sem inúteis desperdices e sem a necessidade de se construir linhas de transmissão gigantes ou inundar mais rios para gerar mais energia.

Economia:

A economia gerada ao longo da vida útil de um sistema de microgeração de energia solar é enorme..

Valorização do Imóvel:

Você prefere alugar um galpão/comprar uma casa que produza 90% da energia que se consome no local ou, investir em um imóvel que você tenha que se preocupar com a conta de luz?! Simples assim, invista na solução de energia solar fotovoltaica e a sua propriedade irá se valorizar. Quem não prefere comprar ou alugar um local onde não é necessário se preocupar com a conta de Luz?

Simplicidade:

Embora a primeira vista um gerador de nergia solar pareça complicado, ele na verdade é mais simples e fácil do que instalar um aquecedor solar. A grande ciência e tecnologia está no desenvolvimento dos equipamentos. Não entenda errado! É simples instalar energia solar, porém a instalação deve ser feita por uma empresa qualificada com um engenheiro ou eletrotécnico experiente se responsabilizado pelo sistema.

Segurança e Previsibilidade:

As tarifas de energia elétrica são tudo menos previsíveis. Isso acontece devido a um péssimo planejamento do setor elétrico brasileiro e as constantes intervenções desastradas do Governo. Produzir a própria energia permite de não se preocupar das mudanças de valor.

Fale conosco

CONTATOS

Endereço:

Rua José Ribeiro Dantas 275

Edif. Centro Emp. Oliveira Dantas - Sala 306

Lagoa Nova – Natal – RN - Brasil

CEP: 59062-480

Cel. (84) 99918-3395 (Tim e WhatsApp)

E-mail: g2ecoenergiasolar@hotmail.com

E-mail: gualberto.leoni@g2ecoenergiasolar.com.br

  • w-facebook